Os 10 Principais Livros de Engenharia Mecânica
Devido ao rápido avanço tecnológico, bem como o comportamento econômico moderno, manter-se atualizado em termos de formação e conhecimento é um desafio constante para os profissionais das áreas tecnológicas. O Engenheiro Mecânico está plenamente envolvido nesta questão: novos materiais de construção, novos métodos de fabricação, novas tecnologias de produção surgem a cada ano que passa. Mas não basta manter-se atualizado, é necessário antes de tudo, garantir que se tenha uma formação sólida de base. A seguir listamos e comentamos 10 livros importantes para a formação do engenheiro e posteriores consultas. Em cada tópico há um link para que se confira maiores detalhes para aquisições.
1. Física para Cientistas e Engenheiros Vol.1- Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica: Volume 1
Dedicado à formação básica de Cientistas e Engenheiros, este livro é um clássico em muitos cursos de engenharia. Aborda com profundidade e amplitude os assuntos da física clássica com forte base conceitual sem perder o rigor matemático. Traz exemplos e casos de aplicação do conteúdo abordado preparando o engenheiro para prosseguir com suas próprias investigações. O volume 1 trata da Mecânica (fundamental para os engenheiros mecânicos), o volume 2 da eletricidade e o volume 3 da física moderna. Quem assimilar o conteúdo desta obra certamente conta com uma sólida formação nos conhecimentos da física e da engenharia.
2. Cálculo com Geometria Analítica: Volume 1
Cálculo com Geometria Analítica: Volume 2
Outro clássico dos cursos de Engenharia. Aborda de forma elegante e progressiva o desenvolvimento do cálculo diferencial e integral. Cada capítulo apresenta listas de exercícios, com diferentes graus de complexidade, buscando desenvolver as habilidades matemáticas do estudante na resolução de problemas aplicando o cálculo diferencial e integral. Limites, Integrais, derivadas e equações diferenciais são abordados no volume 1. O volume 2 aborda as séries e sequências bem como as equações diferenciais parciais, integrais duplas, triplas e cíclicas. Um verdadeiro compêndio de matemática. Aquele que assimilar o conteúdo desta obra certamente contará com uma sólida formação em matemática para resolução de problemas de forma elegante e sofisticada.
3. Introdução aos Processos de Fabricação
Conhecer os processos de fabricação mecânica é de fundamental importância para o Engenheiro mecânico. Esta obra de é mais um clássico da literatura técnica. Aborda de forma abrangente os principais métodos e processos de fabricação: da usinagem à metalurgia do pó, operações de equipamentos, cálculo de velocidade e potência dos equipamentos bem tempos de fabricação. Fundamental para aquele que deseja dominar com maestria os processos de fabricação mecânica, atividade básica do engenheiro mecânico.
4. Mecânica dos Materiais
Já com uma formação sólida em Física, estática, a obra aborda os principais métodos de verificação da resistência dos materiais. O engenheiro mecânico deve conhecer com profundidade estes métodos, pois é a partir deste conhecimento que os equipamentos projetados assumirão a sua forma mais econômica e robusta, critérios fundamentais para o bom desempenho do engenheiro mecânico.
5. Vibrações Mecânicas RAO
Depois de uma sólida formação teórica em Física, dinâmica, é hora de o engenheiro conhecer as principais aplicações das Leis de Newton na construção, análise e desenvolvimento de máquinas e mecanismos. Mecanismos cíclicos, sistemas massa mola e máquinas rotativas fazem parte do cotidiano do Engenheiro Mecânico, de forma que dominar estes conhecimentos é quase obrigatório para se garantir a competência técnica. A obra trás diversas aplicações e exercícios garantindo ao engenheiro uma sólida formação para o dimensionamento e análise de mecanismos.
6. Fundamentos da termodinâmica Clássica
A termodinâmica é sem dúvida o assunto mais complexo e amplo no campo da engenharia, aqui a química, a mecânica dos fluídos e a física clássica estão em profunda harmonia e conexão. O livro aborda de forma completa e profunda, com forte rigor e elegância matemática os principais ciclos termodinâmicos. Aborda de forma ampla e profunda os conceitos envolvidos, apresenta aplicações e exercícios de fixação. É um clássico da engenharia, e certamente é impossível se tornar um bom engenheiro sem dominar os assuntos abordados nesta disciplina.
7. Elementos de Máquinas
Engrenagens, correias, rolamentos, redutores, motores, eixos e muitos outros elementos mecânicos são abordados neste livro. A obra traz critérios de seleção, aplicação e dimensionamento dos principais componentes mecânicos de máquinas e equipamentos. Sem dúvida um conjunto de conhecimento obrigatório para o bom desempenho do engenheiro mecânico.
8. Corrosão e seu Controle
Combinar os materiais de construção mecânica entre os elementos estruturais de um equipamento, máquina ou estrutura, bem como conhecer os efeitos da interação com o ambiente é o principal tema desta obra. O autor aborda os principais mecanismos de corrosão com uma forte base conceitual em química. O livro apresenta s principais soluções adotadas a fim se garantir a segurança das estruturas e a confiabilidade dos sistemas sob a ótica da prevenção e controle da corrosão. Um conhecimento fundamental para o engenheiro mecânico.
9. Qualidade: Gestão e Métodos
Além de conhecer os principais métodos de dimensionamento e aplicações de materiais de construção mecânica nas mais diversas áreas de atuação, é fundamental que o Engenheiro Mecânico domine as modernas ferramentas e técnicas de gestão, a fim de se garantir a solidez econômica e a viabilidade dos projetos desenvolvidos. Sem dúvida um compêndio de conhecimento fundamental para a formação do bem engenheiro.
10. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) – Sixth Edition (BRAZILIAN PORTUGUESE)
Grandes projetos exigem técnicas modernas e sofisticadas para o seu planejamento, execução e controle. O Guiam PMBoK apresenta os principais recursos disponíveis para auxiliar o engenheiro na condução e orientação de grandes projetos. Gestão de escopo, tempo, custo, recursos humanos, gestão financeira, gestão da comunicação dentre outros campos da ciência da administração são abordadas de forma clara e objetiva neste guia. Sem dúvida um conhecimento de fundamental importância para o engenheiro que pretende fazer uma boa gestão de equipes e projetos.
Conclusão
Embora estas obras apresentadas desenvolvam de forma ampla as habilidades em engenharia, muitos clássicos não apresentam conhecimentos modernos necessários para o bom desenvolvimento profissional do engenheiro. Neste caso se faz necessário cursos complementares a fim de se obter competitividade e habilidades fundamentais para o sucesso profissionais, ente eles: Desenho técnico auxiliado por computador (ferramentas 3 D e modelagens), circuitos hidráulicos e pneumáticos, automação industrial e circuitos elétricos. Estes assuntos técnicos são fundamentais para que o engenheiro acompanhe o andamento dos principais desenvolvimentos tecnológicos modernos, tornando-se competitivo no mercado de trabalho.