Como são criadas as Normas Técnicas?

0 Comments

Tanto no Brasil, quanto no resto do mundo, as atividades técnicas são rigorosamente controladas pelas Normas Técnicas. Cada país, continentes ou grupos econômicos têm seus comitês responsáveis pela elaboração das Normas Técnicas dos mais diversos segmentos operacionais.

O técnico ou engenheiro tem por obrigação conhecer as Normas técnicas vigentes em sua área de atuação, livrando-se assim de cometer erros profissionais, evitando transtornos por imperícia e garantindo a segurança física e econômica dos envolvidos nas tarefas executadas.

No Brasil, a organização responsável pela elaboração de normas técnicas é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
O processo de elaboração de normas também é normalizado, neste caso o controle deve ser rigoroso e auditável, evitando-se inconvenientes como ambiguidades, falta de clareza ou falta de rigor nas redação. Internacionalmente existem outras organizações responsáveis pela elaboração das Normas Técnicas, por exemplo:

  • DIN (German Institute for Standardization),
  • ISO (International Standard Organization),
  • EN (European Standards),
  • BS (British Standards).

O processo de elaboração vem uma demanda da sociedade. A solicitação pode ser feita individual ou coletivamente, por meio de entidades, empresas, etc. De acordo com a seguinte ordem:

a – Demanda,
b – Programa Normalização Setorial,
c – Elaboração do Projeto de Norma,
d – Consulta Nacional,
e – Análise do resultado da Consulta Nacional:

Caso aprovado = Norma

Caso Reprovado = Volta para C

No brasil, seguir as Normas Técnicas é um processo voluntário, que trás ao profissional uma boa imagem e transmite maturidade profissional. Porém, para alguns produtos, quando estabelecido por lei, seguir as Normas Técnicas é totalmente obrigatório. Portanto, é altamente recomendável ficar atento a estas particularidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.
Open chat
Estamos on-line!