Existe espaço para engenheiros no Brasil?
Existe espaço para engenheiros no Brasil ?
A complexidade desta questão reside no fato de esquecermos a necessidade de se observar o quadro geral do problema proposto. É sabido, da economia clássica que a riqueza de uma nação está intimamente relacionada com a sua capacidade de produzir riquezas. Uma nação mal instruída é um machado cego para a sua própria ruína. No brasil há espaço para engenheiros, e sempre haverá.
Há espaço, repito, na ótica de um quadro geral, onde o engenheiro assume a postura do empreendedorismo, criando produtos, riqueza e propondo soluções. Neste cenário, não impera as indicações para cargos e vagas, mas sim a boa formação e a capacidade criativa do engenheiro.
O Brasil, precisa de soluções, de muitas delas, em muitos setores: transporte, logística, indústria, energético (geração e transmissão), tecnológico e muitos outros. Digo à luz de grandes expoentes: Henry Ford, Andrew Carnegie e John D. Rockfeller já são mais que suficientes para ilustrar o poder das soluções e do desenvolvimento tecnológico, tanto para o engenheiro, quanto para a nação.
Se há uma categoria profissional que pode transformar o Brasil, mais do que qualquer político, é muito certeiro que os engenheiros personalizam muito bem esta categoria.